quinta-feira, 19 de julho de 2012

Atividade e Tempo de Compartilhar da 4ª Semana de Julho :" Honestidade é dizer a verdade, sejam quais forem as consequências."

Na 4ª semana de Julho, o tema dominante é a HONESTIDADE.
"Honestidade é dizer a verdade, sejam quais forem as consequências".

Para esta semana no Esboço para o Tempo de Compartilhar propõe, para a aprendizagem deste princípio, que se:

A) INCENTIVE A COMPREENSÃO ( mediante o debate das consequências).

Transcrevemos :

"Prepare vários estudos de caso (ENMC, pp. 161–162) em que crianças se deparam com a escolha entre ser honestas ou não. Por exemplo: "Você bate em seu irmão, e sua mãe pergunta por que ele está chorando". Pergunte: "Quais seriam as consequências de ser honesto?" Depois, pergunte: "Quais seriam as consequências de ser desonesto?" Ajude as crianças a descobrir que as consequências imediatas da honestidade podem ser difíceis, mas as consequências a longo prazo conduzem à paz e à felicidade"

 O Que são "Casos de Estudo" ( ou " Case Studies", na versão original) ?

O esboço remete para o "Ensino não há Maior Chamado", pp.161-162, que pode ser consultado online CLICANDO AQUI !


Contudo, nós no Margem SUD já preparámos, com base nestes trechos do ENMC, um resumo esquematizado que pode ser fácil e cómodamente consultado abaixo :


Clique AQUI  Para ver Melhor.


E a partir do conceito do que é um "estudo de caso", delineámos alguns, com as devidas atividades para os complementarem. Poderá então consultar a página abaixo para ter acesso aos "casos de estudo" que sugerimos:

Clique AQUI  Para ver Melhor.



E juntamos ainda outras histórias de "O Amigo", que poderão ser também abordados como "Estudo de caso", nos quais as crianças se deparam com a escolha entre ser honestas ou não:


"SENDO HONESTO"

( Parte integrante da Liahona de Fevereiro de 2002, que poderá ser consultada ou baixada na íntegra clicando AQUI, ou poderá só visualizar esta pagina , clicando AQUI )


"O MORGAN HONESTO"

 ( Parte integrante da Liahona de Março de 2007, que poderá ser consultada ou baixada na íntegra clicando AQUI ou poderá só visualizar esta pagina , clicando AQUI )

E ainda:
"HONESTIDADE"
( Parte integrante da Liahona de Outubro de 2004, que poderá ser consultada ou baixada na íntegra clicando AQUI ou poderá só visualizar esta pagina , clicando AQUI )



B) INCENTIVE A APLICAÇÃO (criando uma frase sintética ou rima sobre a honestidade)

Transcrevemos:

"Peça a cada um da classe (com a ajuda dos professores) que criem uma frase de uma só linha ou uma rima sobre a honestidade. Por exemplo: "Quando a verdade eu digo, tenho a paz sempre comigo!" Convide toda a classe a compartilhar suas respectivas frases com as outras crianças. Incentive-as a repetir as frases sempre que forem tentadas a ser desonestas."

O propósito desta frase resumida ou da rima, é para ser de fácil memorização, para que a criança se recorde quando se vir tentada a ser desonesta. É um S.O.S  que a criança deverá utilizar para se lembrar dos ensinamentos da aula e desvie, por si própria, do foco da tentação, pensando na tristeza do afastamento do Espírito Santo, ou nas bênçãos de agir com honestidade.

Como este é um desafio à imaginação individual da criança, nada mais acrescentamos sobre este ponto.


Para mais Auxílios sobre o tópico da
HONESTIDADE
e para o ensino de crianças mais pequenas
consulte:


***===***===***===***===***===***



ATIVIDADE SOBRE HONESTIDADE

E como sempre, disponibilizamos uma ATIVIDADE ADICIONAL , com recursos visuais, para o auxílio do ensino deste importante princípio doutrinário.

Hoje, dia 19 de Julho, comemora-se o nascimento daquele que veio a ser o 10º Presidente da Igreja, Joseph Fielding Smith. Joseph Fielding Smith nasceu 19 de Julho de 1876, filho de um outro presidente da Igreja, com o mesmo nome, que para a história da igreja ficou como Joseph F.Smith, para se diferenciar o pai do filho.

E por ser muito a propósito, a atividade é inspirada precisamente numa história verídica sobre HONESTIDADE  do 1º, Joseph F.Smith (pai), sobrinho do profeta da restauração Joseph Smith, filho de Hyrum, que também morreu junto com o Profeta na cadeia de Carthage (Illinois).

"Quando tinha 19 anos, Joseph F. Smith viajava da Califórnia para Utah..."

E leia o resto abaixo:





***

Estas são as sugestões Margem SUD para a Aula do próximo Domingo, dia 22 de Julho.
Continuaremos ainda ao lomgo sa semana a colocar outros recursos de interesse para a PRIMÁRIA SUD , lideres e pequeninos.

Com a chegada de Agosto, esperamos ainda abrir um canto novo só voltado para tudo o que se relacione com os HINOS da Primária, com ênfase muito especial para os hinos deste ano, de 2012.

Esperamos que possam continuar a ter uma boa semana, e que no Domingo o Santo Espírito esteja conosco para ensinarmos os pequeninos do Senhor.

O Nosso Obrigado
Margem SUD




Sem comentários:

Enviar um comentário